domingo, 22 de novembro de 2009

au pair - como encontrar você mesmo uma ótima família

Olá a todos.

Hoje vou contar sobre como encontrar uma host family ideal para te acolher enquanto au pair (homens e mulheres), sem precisar de pagar agências careiras.

Primeiramente, resolvi fazer uma pesquisa de campo para saber se o processo de escolha das famílias continua o mesmo, sendo que encontrei a família que me hospedou há exatos três anos. Felizmente, continua gratuito!

No site http://aupair-world.net/ você se cadastra como au pair. O site pode ser lido em inglês, francês, italiano, holandês e alemão. Após fazer um perfil você pode buscar famílias por país, não só na Europa mas EUA, Canadá, México, Japão, Austrália, etc. Você acessa então a página de cada família, com fotos e textos. Elas indicam a duração do intercâmbio, o sexo, caso haja preferência (algumas preferem meninas mas a restrição é cada vez menos comum), o que esperam do jovem, etc. Se a família te interessar, você manda uma mensagem automática e ela, por ser registrada, consegue acessar os seus contatos. Rapidamente você começa a receber emails personalizados, para tratar diretamente com a família.

Dica1: Fiquem atentos e conversem muito com as famílias que vocês gostarem. Perguntem se eles já tiveram au pair, porque gostariam de ter outro, o que esperam de você, qual a rotina, e se eles realmente gostam de troca de cultura. Entrem em detalhes, como quarto, acesso à internet, se eles pretendem te incluir nos passeios de final de semana. Deixem claro também o que motivou vocês a buscarem essa experiência, o que vocês esperam, no que podem contribuir e talvez alguma restrição (não sei cozinhar, etc). Infelizmente algumas famílias buscam simplesmente uma empregada doméstica de baixíssimo custo. Felizmente muitas gostam realmente da troca de cultura, e criam laços afetivos fortes com o/a au pair, e vão fazer de tudo para te agradar.

Dica 2: não vá com um conhecimento muito limitado do idioma. Estude sozinho, tenho livros de self learn e sites maravilhosos para indicar. Se você não consegue criar o hábito, matricule-se num cursinho antes, prepare-se. Se você se lança nessa experiência com um domínio básico a intermediário do idioma, acredito que você volte fluente no idioma. Para as línguas latinas um ano ou menos é suficiente, para o inglês um pouco mais e pro alemão um TANTO mais. Lembro do olho esbugalhado do meu professor de francês quando voltei das férias falando francês em fevereiro, hilário.

Dica 3: meninos, não tenham preconceito, au pair não é exatamente babá: existem famílias pra todos os gostos. Encontrei famílias de pai e três filhos homens, outras opostas, com as mais variadas rotinas. Basta buscar uma família que tem prazer em te receber. No meu caso, eles me levaram para conhecer 5 países diferentes, até na Disney de Paris eu fui. Além disso, muito se aprende com as crianças – elas nomeiam todos os objetos pra você e ainda acham o máximo de estar te ensinando. Algumas famílias vão querer que você leve e busque as crianças na escola, e esteja em casa para elas não ficarem sozinhas, à tarde por exemplo.

Dica 4: telefonem para a família, e peça para ver as crianças na web cam. (nos próximos posts darei dicas de como telefonar gratuitamente para telefones fixos na Europa, America do Norte, etc)

Dica 5: negociem com as famílias, não desista de uma família perfeita só porque eles falam no perfil que querem alguém para um ano e você só pode um mês. Isso foi exatamente o que aconteceu comigo!

Vocês encontram informações para vistos, que são necessários para períodos superiores a 3 meses (na Europa), no site.

Ah! Uma coisa negativa que mudou, o salário caiu de 450 euros para uma média de 260. Entretanto, se a família está disposta a pagar seu curso de idiomas, ajudar/comprar sua passagem aérea, vale muito a pena, pois você vai viajar, morar e estudar na Europa sem pagar moradia nem alimentação.

Alguma dúvida?

Semana que vem escrevo pra um público mais velho (também), que gosta de conhecer lugares, pessoas e idiomas, mas que não tem longas férias. Sempre tem um jeito!

23 comentários:

  1. Olá!

    Parabens pelo blog! Nossa, eu não sabia que isso poderia ser feito de graça! Minha irmã foi de au pair pros EUA e pagou uma nota em uma agencia daqui. Ela foi colocada em uma família em Chicago que tratou ela supermal, não foi nada do que ela tava esperando...
    Bom saber porque quando eu decidir ir, vou usar suas sugestões. Inclusive, te escreverei em seu email pessoal sobre algumas dúvidas que tenho, ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Livia, claro, respondo com prazer. Ainda tenho outras dicas, mas o post ja estava ficando longo demais.. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju..parabens pelo blog..qto mais eu leio mas tenho vontade de ir *_*

    O site de econtrar famílias é ótimo, gostei bastante!

    Gostei tbm do que vc disse sobre o site de idiomas..vc disse que tem dicas de sites para estudos..passa pra gente por favor, eu só conheço o Live Mocha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei impressionada com esse post! Quero muito fazer esse programa, mas não posso ficar 1 ano, me animou saber que tem a possibilidade de negociar o período pois quero ficar 6 meses.
    Adorei suas dicas, vou entrar sempre no seu blog!

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju,
    Boa tarde! Tudo bem?

    Meu nome é Isabela e gostaria de agradecê-la pelas dicas. Só gostaria de saber mais informações sobre sua experiência de preparar sozinha o intercâmbio como AuPair. No site que você indicou há inúmeras famílias de diversos países. Quais foram seus critérios de decisão? Como saber questão de segurança (se a família é idônea, segura, etc) e por fim, quais são as exigências específicas para quem se candidata (é preciso carta de recomendação? As burocracias são explicadas ao longo do processo?).

    Desculpe tantas dúvidas, é que realmente fiquei impressionada de saber que não precisamos pagar absurdos por um intercambio.

    Aguardo seu retorno. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Parabéns pelo blog. Muito interessante. Um post muito esclarecedor. Será um prazer acompanhar o blog.

    Você disse que conhece uns sites de self learn, você poderia indicá-los?

    Obrigado e sucesso!

    PS: Desculpe remover a postagem anterior, é que a mensagem tinha ficado confusa.

    ResponderExcluir
  8. Oi JessicaS e Bruno, vou escrever um post dando dicas desse assunto logo logo, porque tem mais pessoas interessadas, e consigo colocar mais informaçoes.

    Bruno, enquanto isso você pode começar pelo Livemocha, totalmente gratuito, muito bom pra começar a estudar uma lingua.

    ResponderExcluir
  9. Oi Bel, suas perguntas foram muito boas, então vou escrever um post para quem mais quiser detalhes. Enquanto isso vai pensando no idioma e pesquisando familias. Ja escolheu o país?

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho algumas dúvidas, se vc puder responder..
    Como saber em qual família confiar? Este site é seguro? Essas pessoas realmente procuram uma au pair?

    É isso, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivian e Bel, espero que o meu último post tenha respondido a algumas questões. Se tiverem outras duvidas nao hesitem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Ju, obrigado pela dica do livemocha.
    Eles estão cobrando por alguns cursos, mas ainda assim tem bastante conteúdo grátis. Parece ser bem interessante.Já me cadastrei :)

    ResponderExcluir
  13. Juliana, boa noite !!!

    Parabéns pelo blog...Eu nunca tinha visto nada igual.
    Eu gostaria muito de fazer um intercâmbio como au pair...Só que já tenho 29 anos não sei se com essa idade eu consigo...Eu cheguei a pesquisar algumas agências e me informaram que o único país que eu poderia estar tentando ir é para o Canadá.

    Abraços
    Valéria

    ResponderExcluir
  14. Oi Valéria, você olhou no site que eu passei? Outros paises além do canada aceitam pessoas com 30 anos, cada pais tem a sua regra, você tem que olhar um por um.

    ResponderExcluir
  15. Oie que bacana suas dicas, parabéns estou indo fazer um intercambio na europa de 18 meses e gostaria de conversar melhor com você sobre algumas questões!!
    Por gentileza me envie seu e-mail em meu e-mail privado!!gleice.xavier100@hotmail.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi July, quer dizer que a idade maxima pra au pair é 30 anos??? Vc não sabe se algum pais permite pesssoas acima de 30???
    Aguardo sua resposta.
    Any

    ResponderExcluir
  17. oi JU ... sou o Samuel e gostaria de ir para HOLANDA .. porem gostaria de saber se para homens e obrigatório ter carteira de motorista , e se tem que ser cadastrado a uma agencia para ser " au pair ".. se pode me indicar uma agencia! para ficar mais fácil me aceita no face ?? SAMUEL DRUDI !! obrigado

    ResponderExcluir
  18. Ju, pode me passar teu e-mail pessoal? Tenho algumas dúvidas..

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Legal o blog, Estou com dificuldade para achar artigos que expliquem Au pair para homens, se alguém tiver umas dicas ou quiser falar comigo para trocar experiências, me contate
    italodione16@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei,eu posso tentar mesmo sabendo o básico do inglês ? e chegando lá estudar em alguma escola que ofereça curso de inglês.obgd bjs

    ResponderExcluir
  22. Adorei,eu posso tentar mesmo sabendo o básico do inglês ? e chegando lá estudar em alguma escola que ofereça curso de inglês.obgd bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Bom dia!
    A idade máxima seria 30 anos ?

    ResponderExcluir