sábado, 21 de novembro de 2009

Sejam muito bem vindos!

Resolvi escrever um blog sobre viagens e idiomas porque tenho muito que compartilhar com quem também tem interesse em viajar pelo mundo, aprender muitas línguas, sem ter que se dispor de um carro comprado com tanto custo. Se eu consegui morar durante quase três meses na Bélgica, absolutamente de graça, conhecer tantos países (quase de graça) e aprender a falar fluentemente 2 idiomas estrangeiros, imagino que você também consiga, mas talvez não saiba como.

Esse blog pode ser útil aos jovens que procuram diferenciais para enriquecer o seu currículo, como experiências internacionais e idiomas, e que pensam que não tem condições de arcar com um intercâmbio, um curso no exterior ou mesmo com programas de work and travel ou au pair ofertados por agências, porém nada baratos.

Deixe-me contar então um pouco da minha história:

Em novembro de 2006 estava quase de férias da UFMG e teria aproximadamente três meses de férias. Meu grande sonho era conhecer a Europa e morar com uma família, para viver de perto uma cultura diferente e realmente aprender um novo idioma. Então, visitei agências de intercâmbio, o que acabou sendo uma experiência frustrada: 10 mil reais para me alocarem em uma família? Cursos impagáveis? Estágios e Jobs com salários que não pagavam nem os custos iniciais com a agência?
Foi então que comecei longas buscas pela internet, e descobri como fazer eu mesma o papel da agência: como pleitear um visto, como escolher o país, a cidade e melhor ainda, a própria família que irá me acolher. Assim, consegui escolher uma família que se adequava ao meu perfil e evitar surpresas desagradáveis que algumas amigas tiveram através de agências. A família que escolhi era constituída de pai e três filhos, que procurava uma au pair (baby sitter) para estar com as crianças no período da tarde enquanto ele deveria se ausentar. Em troca, ele me daria um salário de 450 euros, um curso de francês em uma instituição local, um seguro de saúde para o período que eu permaneceria com a família e ainda, 50% da passagem aérea. Duas semanas após o início das minhas buscas eu já estava morando com eles em uma pequena cidade no sul da Bélgica chamada Malmedy. Foi uma experiência maravilhosa: voltei cheia de novos amigos, com uma bagagem cultural muito mais forte, e claro, fluente no idioma francês.
Au pair pode ou não ser uma experiência inesquecível, assim como foi a minha. Acho que tenho ótimas dicas para que sejam de fato experiências positivas, a começar na busca pela família certa. Morar com crianças é um dos primeiros macetes que eu dou para iniciantes de qualquer idioma estrangeiro.

Além de "como ser au pair", descobri sites maravilhosos para se estudar idiomas; formas de telefonar para QUALQUER telefone fixo da Europa, America do Norte, Austrália, Argentina, Brasil, etc, gratuitamente, a partir de uma conexão internet e microfone; como se hospedar na casa das pessoas em viagens: além de não pagar hotel ou albergues, você faz amigos de diversas nacionalidades, troca músicas, cultura e por vezes ainda ganha um guia local. Esses são apenas alguns dos tópicos que pretendo abarcar ao longo do blog. Muito mais do que isso é possível através da internet, basta saber o que você quer, é claro, e depois como alcançar os seus objetivos.

Espero que você encontre aqui o que procura, e até o que não procura. São essas surpresinhas agradáveis que fazem toda a diferença. Boa leitura.

34 comentários:

  1. Muito legal seu Blog Juliana! São muitos os jovens que morrem de vontade de colocar uma mochila nas costas e sair atrás de novas descobertas, sobretudo na Europa, por toda a bagagem cultural que o velho continente tem a oferecer, ou para qualquer outro lugar no mundo. Realmente são muitas as possibilidades de se realizar tal sonho de maneira economicamente viável, desde que se encontre as informações gratuitas para tal, o que realmente é muito difícil, haja vista o domínio das agências como meio mais próximo para se obter tais informações, que na maioria das vezes são oferecidas em troca de valores nada acessíveis. É muito importante que pessoas como voce, que ja tiveram experiências positivas sobre o assunto, possam ajudar aos que sonham em enriquecer a própria cultura, mas que normalmente não possuem meios para tal. Parabéns pela iniciativa e que as informações por você prestadas possam ser de grande valia para diversos jovens e que acima de tudo esse possa vir a ser um campo onde sejam compartilhadas as novas experiências que poderão surgir a partir deste seu auxílio.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rubens! Espero ajudar de alguma forma. Jaja começo com as dicas! nao sei nem por onde começar pra ser sincera!

    ResponderExcluir
  3. Legal juliana!
    Existe um blog chamado E-Dublin que tb é nessa linha de raciocínio e é muito legal!!!!!!!!!!!!!!!
    Vou adicionar seu blog aos favoritos!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente iniciativa, Juliana! Espero continuar com o blog, que aliás, já está 'favoritado'.
    []'s

    ResponderExcluir
  5. obrigada!! amanha ja escrevo o primeiro post! seja um seguidor pra eu ter o seu contato!;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana!!! Gostei da idéia. Com certeza vou conferir as suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Juliana! Muito boa a sua iniciativa de compartilhar tuas idéias com os demais. Siga a diante! =)

    No entanto, fiquei com uma dúvida: vc adquiriu fluência em francês com apenas 3 meses? Acredito que dê para aprender bastante vocabulário e até arriscar no bate-papo, mas daí a acreditar que isso seja fluência não é um tanto quanto pretensioso demais?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafael, eu estudei durante um ano antes de ir, entao arranhava o francês. Vou explicar isso num post e dar dicas a quem quer aprender sozinho atraves de sites bem construidos, e sim, a fluencia veio com menos de 3 meses até. Quem vai sem saber nada rala pra aprender, mas pra quem ja sabe o B-A-BA o idioma avança muito rapido. No final do primeiro mês eu entendia tudo e no final do segundo eu falava muito bem, dou aulas particulares hoje por causa disso. A familia com quem morei nao sabia uma virgula em ingles, e conversavam MUITO comigo, inclusive as crianças. E quando eu nao conhecia uma palavra, eles me explicavam em francês mesmo, e na explicaçao vinham diversas outras palavras que você aprende pelo contexto. Pra quem nao sabe nada e vive de dicionario, o processo é realmente mais lento. A dica é planejar, estudar um pouco antes, e claro, se fosse alemao eu provavelmente nao teria adquirido fluencia em tao pouco tempo..

    ResponderExcluir
  9. aah! esqueci de falar também que idiomas é uma questao muito pessoal e depende do esforço e dedicaçao de cada um.. no meu caso nao é esforço, é um hobby, entao leio muito em francês e também comprei todas as temporadas do meu seriado favorito na Belgica e assisti dublado em francês (so pra variar um pouco, rs) tudo isso contribui pro seu nivel de vocabulario por exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana =]

    Muito bom! Ansioso para os próximos posts...

    Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente iniciativa!
    Ficarei atento a novos posts!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da idéia do blog.
    Você sempre gerando grandes oportunidades para o enriquecimento cultural.
    Vou incentivar meus amigos a conectarem aqui para desfrutar das dicas.
    Parabéns pela idéia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Hi Wander! What a good surprise! I miss being your teacher! :)
    tomara que eles gostem do blog entao, quanto mais pessoas mais vontade dá de escrever e ajudar. abraços

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. aguardando ansioso pelos proximos posts.....

    mto legal a ideia do blog...

    Parabéns pela iniciativa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. oi Jú, achei o máximo a sua idéia!! ter dicas boas assim facilita muito a ida à Europa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Só posso te agradecer, Jú. Aguardo os post.

    ResponderExcluir
  18. Ótimo blog! Com certeza vou ler atentamente por cada dica aqui postada, pois pretendo fazer intercâmbio em 2011 e quero ir me preparando desde já. Estou pensando em fazer no próximo ano um curso de Francês. Você acha que um período de dez meses é o suficiente para eu ganhar uma noção do idioma e já estar apto para ir para o país da língua?

    ResponderExcluir
  19. Oi Leonardo, 10 meses podem ser suficientes sim, está pensando em fazer aula onde? Mas acho que tem que ter um otimo aproveitamento desses 10 meses, entao fazer muito exercicio de gramatica e complementar com leitura de livros, musicas e atividades online. No MINIMO 2h por semana, alguns cursinhos tem de três, é uma boa opçao sendo que aula de cursinho segue um ritmo mediano, às vezes lento.

    ResponderExcluir
  20. Esotu fazendo Inglês no CCAA da minha cidade. Pretendo ir para um país que tenha como principal língua o Inglês, porque pra Relações Internacionais o inglês é fundamental. Mas, dependendo como for a minha evolução no inglês, quero teeentar ir à França, ao menos uns 3 meses, para sugfar o máximo dessa língua também. Estudo o dia inteiro, mas à noite eu reservo apenas pra estudos de idiomas, vontade não irá faltar! (:

    ResponderExcluir
  21. Espero, assim como os outros aí de cima, que você poste para nós os sites de estudos on-line que você havia comentado! Obrigado (:

    ResponderExcluir
  22. Escrevo sobre sites de estudo de idiomas ainda essa semana! Tenho que entregar minha monografia sexta feira! o tempo tá curto! :)

    ResponderExcluir
  23. Parabéns Ju, comecei hoje a trilhar seu Blog e além de aprender várias dicas com vc e assim atingir meus objetivos espero frutificar uma amizade com vc...

    ResponderExcluir
  24. Oiii, eu A-D-O-R-E-I seu blog, me esclareceu muuito sobre como fazer au pair na Europa...mas eu ainda tenho muitas dúvidas como o visto, e se é necessario tirar carteira de motorista enfim, eu sei que é meio intimidante mas você podeira me adicionar no msn? eu ainda preciso terminar o colegial mais tenho certeza de que farei au pair, porém eu quero ir pra Espanha, e as agencias não fazem esse tipo de programa pra lá...por isso não sei muito por onde começar..

    man_ferreira@hotmail.com

    obrigadaa!

    ResponderExcluir
  25. oi Ju lolli, vc tem msn? estou interessado nesses assuntos de intercambio!

    ResponderExcluir
  26. Oii, eu tenho msn mas nao posso usar muito, senao o trabalho nao rende. Podemos nos comunicar através do blog, sempre passo por aqui pra conferir se tem pergunta..
    quanto à carteira de motorista, você precisa solicitar uma carteira internacional se tiver a intençao de dirigir na Europa/ se a familia quiser. Custa mais ou menos cem reais e tem validade de um ano, eu fiz a minha através de uma agência de viagens na época, mas podem ter outras maneiras mais baratas, pela internet. é só dar uma pesquisada.

    ResponderExcluir
  27. Muito legal seu blog!!
    Obrigada por divir essas informações conosco!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  28. ADOREI este blog.... Ja adiconei nos meus favoritos e ja entrei nos sites de dicionários.... PARABENS JULIANA!!!

    ResponderExcluir
  29. Juliana gostei muito do seu blog....eu fui visitar algumas agencias e vi que os preços realmente são muito altos, então estou pensando ir para Australia, vc tem conhecimento de alguem que foi por um preço acessivel???bjos PARABENS...

    ResponderExcluir
  30. Oi Claudia, você quer dizer, sendo au pair? Uma amiga minha francesa esta na Australia agora e fez tudo atraves da internet.. esta amando. Vc quer ir pra estudar ou trabalhar em outra area?

    ResponderExcluir
  31. Então eu estou pensando em trabalhar e estudar

    ResponderExcluir
  32. Adorei, Juliana!
    MUITO obrigada pelas dicas e por ter tido a ideia de fazer o blog! :D

    ResponderExcluir
  33. Nossa adorei isto!!!sempre quis ir para fora do pais e não sei como fazer,pois conheço algumas pessoas que trabalham lá mas ninguém quer ajudar, sabe como é!Sera que vc poderia passar o site?
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    Abcs
    Iza

    ResponderExcluir